Blends Experimentais

Blends Experimentais

Combinações de diferentes cepas de leveduras convencionais, não-convencionais e bactérias láticas em fase de testes. 

Lançamentos de maio e junho

STFB

EB1 – Tropical Funky Bugs – Sour Version – Consiste no nosso blend Tropical Funky Bugs combinado com três espécies de Lactobacillus sp. Sabores e aromas tropicais de frutas muito maduras, como melão, maracujá, banana-prata) com uma pegada ácida proporcionada pelos Lactobacillus. Ótima escolha para Catharina Sours. Temperatura adequada de fermentação entre 28 °C e 30 °C.

  1. Temperatura de fermentação: 28 °C – 30 °C.

  2. Taxa de atenuação aparente: alta (> 80%).

  3. Floculação: baixa.

HF_sour_negative

EB2 – Heavy Funkies – Sour Version – São sete cepas combinadas de Brettanomyces bruxellensis e três espécies de Lactobacillus. Altamente funky, as Brettas deste blend produzem aromas e sabores fenólicos (couro, medicinal, defumado, bacon, especiarias) combinado com a acidez gerada pelos Lactobacillus. Temperatura adequada de fermentação entre 28 °C e 30 °C.

  1. Temperatura de fermentação: 28 °C – 30 °C.

  2. Taxa de atenuação aparente: alta (> 80%).

  3. Floculação: baixa.

sour_belgian

EB3 – Sour Belgian – Um blend formado por três leveduras Farmhouses (Saccharomyces cerevisiae) juntamente com duas cepas Lactobacillus plantarum. Trata-se de um blend único para estilos do tipo Saison com uma “puxada” ácida, complementando os ésteres e fenólicos das leveduras Farmhouses. Temperatura adequada de fermentação entre 28 °C e 30 °C.

IMPORTANTE: este blend possui uma fermentação e acidificação mais lenta do que os métodos baseados em acidificação rápida, como sour mash e kettle souring. A razão se deve à toxicidade do etanol, que inibie as diferentes cepas de Lactobacillus. A acidificação ocorrerá em um prazo que varia de três meses a um ano. Contudo, como os Lactobacillus permanecem vivos, a cerveja exibe uma complexidade sensorial bem distinta quando comparada com aquelas obtidas com os métodos rápidos de acidificação.

  1. Temperatura de fermentação: 28 °C – 30 °C.

  2. Taxa de atenuação aparente: alta (> 80%).

  3. Floculação: baixa.

Spirit

EB4 – Spirit – O nosso blend “Spirit”, em estágio experimental, é formado por três cepas de Saccharomyces cerevisiae extremamente tolerantes ao etanol e que geram uma variedade enorme de ésteres e aromas que remetem à caramelo/toffee. Ótima escolha para a criação de bebidas destiladas ou para cervejas de alta gravidade, como Russian Imperial Stouts. Temperatura adequada de fermentação entre 25 °C e 27 °C.

  1. Temperatura de fermentação: 25 °C – 27 °C.

  2. Taxa de atenuação aparente: alta (> 80%).

  3. Floculação: média-alta.

Saison

EB6 – Saison – O blend experimental “Saison” é formulado com três cepas de leveduras provenientes do sul da Bélgica, região famosa por suas farmhouse ales e saisons. Estas cepas são altamente atenuativas, do grupo diastático, contribuindo com ésteres e fenólicos típicos dos estilos saison/farmhouse ale.  Temperatura adequada de fermentação entre 20 °C e 27 °C.

  1. Temperatura de fermentação: 20 °C – 27 °C.

  2. Taxa de atenuação aparente: alta (> 80%).

  3. Floculação: média-alta.

Os fermentos da Série Experimental possuem uma quantidade de células de leveduras que variam entre 0,5 – 0,75 milhão de células/mL de mosto/°P, considerando um mosto com 1,048 OG ou 12 °P e um volume de 20 litros. Os frascos conterão, aproximadamente, 2 – 2,5 bilhões de células/mL do blend (80 – 100 bilhões células totais). Para os blends com Lactobacillus, a quantidade de bactérias láticas é de 1 bilhão de células/mL de mosto/°P, considerando um mosto com 1,048 OG ou 12 °P e um volume de 20 litros. Os frascos conterão, aproximadamente, 40 – 50 bilhões de Lactobacillus/mL (2000 – 2500 bilhões células totais).

Prazos de Entrega

Qualidade é o nosso lema principal e, para leveduras, quanto mais novo o fermento, mais rápida e eficaz será a fermentação da cerveja. Assim, os nossos fermentos tem um prazo de fabricação de duas semanas mais o prazo de entrega.

Formas de Pagamento

Contate a fermmentolabs@gmail.com para as opções de pagamento.